Quem conta um conto acrescenta um ponto…


Na história que iremos contar não vamos acrescentar um nem dois mas sim infinitos pontos. Sim infinitos pontos porque quando se trata de segmentos de reta não estamos a brincar…
Na semana de 21 a 25 de janeiro, as turmas + de 7ºano receberam a visita do RoboMatik. Foi proposto aos alunos a atividade “A viagem do Robot”. Nesta tarefa apresentavam-se duas viagens que dois alunos, o António e o Rui, descreveram como sendo a viagem do seu “Robot”. Quando pensamos em viajar, temos de ter em atenções várias condicionantes, ou melhor várias variáveis, desde o preço, o clima, o local, o tempo, o deslocamento, a distância, entre outras, há que ponderar e “estudar” as variáveis que melhor se adaptam aos nossos objetivos. Os alunos analisaram os dois gráficos que descreviam a viagem de um robot e relacionavam as variáveis tempo e a distância percorrida em relação ao ponto de partida, em grupo. Depois, programaram o Robot EV3 para percorrer o trajeto apresentado em cada gráfico. O trabalho colaborativo foi o ponto forte. Os alunos discutiram ideias, testaram e verificaram as várias hipóteses/programação concluindo que um dos gráficos traduzia uma situação impossível de concretizar uma vez que o tempo (em segundos) não pode voltar para trás. Após trabalho em pequeno grupo, passou-se à discussão em grande grupo, com os restantes elementos da turma e a professora, permitindo definir-se que um dos gráficos representava uma correspondência que a cada tempo correspondia uma e uma só distância e por isso representava uma Função (conceito matemático de 7.º ano), enquanto que o outro gráfico traduzia a ideia que o Robot estaria em dois lugares ao mesmos tempo (nos 10 segundos), o que é uma situação impossível, logo não é uma Função.
A disponibilidade dos alunos para a concretização da tarefa, os diálogos que surgiram, o sentido de investigação e de persistência superaram as espectativas de todos, ficando a promessa de outras visitas com Robots, como aliados na aprendizagem e na descodificação de conceitos matemáticos.
As monitoras da Oficina de Aprendizagem,  
Marlene Silva e Maria Garapa









Comentários

Mensagens populares deste blogue

PMáticos obtiveram o 2.º lugar na Competição Nacional de Ciências 2019 – EQUAmat9, na Universidade de Aveiro.

Alunas da EB23 do Caniço destacam-se no Campeonato Nacional Multipli em Leiria

Alunas da Escola Básica 23 do Caniço consagram-se Vencedoras na Semifinal Regional do Campeonato Nacional Multipli