Quem conta um conto acrescenta um ponto…
Na história que iremos contar não
vamos acrescentar um nem dois mas sim infinitos pontos. Sim infinitos pontos
porque quando se trata de segmentos de reta não estamos a brincar…
Na semana de 21 a 25 de janeiro, as turmas
+ de 7ºano receberam a visita do RoboMatik. Foi proposto aos alunos a atividade
“A viagem do Robot”. Nesta tarefa apresentavam-se duas viagens que dois alunos,
o António e o Rui, descreveram como sendo a viagem do seu “Robot”. Quando
pensamos em viajar, temos de ter em atenções várias condicionantes, ou melhor
várias variáveis, desde o preço, o clima, o local, o tempo, o deslocamento, a
distância, entre outras, há que ponderar e “estudar” as variáveis que melhor se
adaptam aos nossos objetivos. Os alunos analisaram os dois gráficos que
descreviam a viagem de um robot e relacionavam as variáveis tempo e a distância
percorrida em relação ao ponto de partida, em grupo. Depois, programaram o
Robot EV3 para percorrer o trajeto apresentado em cada gráfico. O trabalho
colaborativo foi o ponto forte. Os alunos discutiram ideias, testaram e
verificaram as várias hipóteses/programação concluindo que um dos gráficos
traduzia uma situação impossível de concretizar uma vez que o tempo (em
segundos) não pode voltar para trás. Após trabalho em pequeno grupo, passou-se
à discussão em grande grupo, com os restantes elementos da turma e a professora,
permitindo definir-se que um dos gráficos representava uma correspondência que
a cada tempo correspondia uma e uma só distância e por isso representava uma Função
(conceito matemático de 7.º ano), enquanto que o outro gráfico traduzia
a ideia que o Robot estaria em dois lugares ao mesmos tempo (nos 10 segundos),
o que é uma situação impossível, logo não é uma Função.
A disponibilidade dos alunos para a
concretização da tarefa, os diálogos que surgiram, o sentido de investigação e
de persistência superaram as espectativas de todos, ficando a promessa de
outras visitas com Robots, como aliados na aprendizagem e na descodificação de
conceitos matemáticos.
As monitoras da Oficina de Aprendizagem,
Marlene Silva e Maria Garapa
Comentários
Enviar um comentário