Programar sobre “RODAS” e com “GATOS”
Semanalmente, a Oficina de
Aprendizagem RoboMatik, apresenta um conjunto de tarefas a ser exploradas com o
auxílio do Excel, do Geogebra, de aplicações interactivas (APPS), applets e do
programa Scratch. Além disso, são proporcionados momentos de exploração e
resolução dos casos do AgenteX e, sempre que possível, são resolvidos utilizando
como ferramenta o Excel e o Word.
Algumas das tarefas criadas no
RoboMatik são apresentadas às turmas nas “visitas” que as monitoras desta
oficina estão a fazer. No sexto ano, os alunos programaram em Scratch e criaram
jogos envolvendo sequências numéricas e respetivas leis de formação. No sétimo
ano, os alunos exploraram e conjecturaram sobre o valor de potências de base
inteira e expoente natural utilizando o Excel e através da programação de jogos
no Scratch consolidaram a Adição e o Produto de números inteiros. No oitavo
ano, o Scratch também foi apresentado como uma forma de criar jogos
matemáticos. O QR Code também foi utilizado nas nossas propostas como forma dos
alunos visualizarem vídeos de apoio à realização das tarefas, em particular,
para determinar a altura de pontos inacessíveis do espaço exterior da nossa
escola, com o auxílio do instrumento de medição quadrante. Desta forma
pretende-se apresentar aos alunos uma aplicabilidade das razões
trigonométricas, sendo este um conteúdo de 9.º ano.
O Pai Natal veio mais cedo
trazendo assim os robots tão esperados, para que se possa continuar a
programar, aliando conceitos matemáticos e desenvolvendo competências a nível
do raciocínio e comunicação matemática e resolução de problemas. No segundo
período fica a promessa de mais “visitas” onde tudo anda “sobre rodas”.
As monitoras,
Marlene Silva e Maria Garapa
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